Dica de produto: Biscoito Água Gergelim Piraquê

Biscoito Água Gergelim Piraquê

É fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho. Quem não se lembra dessa frase? Biscoitos sempre caem bem na hora do lanche. Eu, particularmente, prefiro os biscoitos salgados. Pode até mesmo ser os de “água e sal”. Até conhecer a Elisa, eu nunca tinha lido os ingredientes de um produto. Para mim, biscoito de “água e sal” já era auto-explicativo. “Ué!? Biscoito de “água e sal”!! É só água e sal… dã…”. Coitada da minha mãe.

Hoje eu já tenho  o costume de ler as embalagem. O ruim disso é que o tempo que você passa no mercado praticamente triplica. Tem embalagem que tem que se tomar o maior cuidado para poder ler os ingredientes sem abrir-lo. E aqueles em que você fica girando a embalagem? Uma vez uma velhinha olhou para mim e disse: “Molho de tomate picado. Vira assim (fazendo um gesto com a mão) que você acha.”. Ta bom, eu confesso. Eu inventei isso. Mas não duvido que possa acontecer. Sério.

Enfim. Depois que eu adquiri o costume de ler as embalagem eu acabei “descobrindo” que, praticamente, todos os biscoitos salgados possuem açúcar na sua composição. Até mesmo os ditos “água e sal”. Por exemplo, a marca que ficou famosa com a frase que abriu este post: Tostines. Se você entrar no site deles e procurar por Biscoito de Água, leia os ingrediente:

Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, açúcar invertido, xarope de glicose, extrato de malte, sal, amido, fermento químico bicarbonato de amônio, emulsificante lecitina de soja e melhorador de farinha metabisulfito de sódio. Contém Glúten. Contém traços de leite. Contém traços de gergelim.

Eu diria que é uma “água” bem pastosa essa (RISADAS – placa indicando que a platéia precisa rir). Ou ainda, o bendito Biscoito de Água e Sal:

Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, açúcar invertido, sal, amido, extrato de malte, fermentos químicos bicarbonato de sódio, bicarbonato de amônio e pirofosfato ácido de sódio, aromatizante, emulsificante lecitina de soja e melhorador de farinha metabissulfito de sódio. Contém Glúten. Contém traços de leite e gergelim.

Pode ficar tranquilo(a) que parei com as piadinhas, mas vou confessar que a primeira vez que eu li “açúcar invertido”, eu juro que pensei: “será que é sal? Afinal, o contrário de doce é salgado…”. Minha mãe vai me deserdar. Mas, como o google é meu amigo, acabei descobrindo que açúcar invertido nada mais é que:

[...] um ingrediente utilizado pela indústria alimentícia e consiste em um xarope quimicamente produzido a partir do açúcar comum, a sacarose. (Wikipédia)

Pesquisando um pouco “mais”:

Outros termos como mel, melaço, xarope de glicose, xarope de milho, açúcar invertido ou dextrose, podem surgir na lista de ingredientes e todos eles são açúcares ou concentrados de açúcares, com os mesmos efeitos. (Portal Diabetes)

Cheguei a desistir de comer biscoito. Passava direto pelo corredor e não parava mais nas prateleiras. Até o dia que a Elisa ficou com vontade de comer biscoito de água e sal. Começamos o ritual de pegar a embalagem e ler os ingrediente. Para nossa surpresa, achamos uma marca que não tinha açúcar. Biscoito Água Gergelim Piraquê (tem até receita no site):

Farinha de trigo rica com ferro e ácido fólico, gordura vegetal interesterificada, gergelim, leite em pó, sal e malte. Fermento biológico, fermento químico: bicarbonato de sódio e fosfato monocálcico. CONTÉM GLÚTEN.

A surpresa maior foi que o biscoito é bom. Mas tome cuidado com a quantidade. Cada 100g (13 unidades) possuem 70g de carboidratos – 5,4g por unidade. Se alguém souber de alguma outra marca, nos avise.

8 thoughts on “Dica de produto: Biscoito Água Gergelim Piraquê

  1. E quando as letras são minúsculas… É preciso levar uma lupa pra fazer compras ! É uma falta de consideração para com as pessoas mais “experientes”

  2. estou comendo um biscoito pirariquê água e gergilim e eu tenho diabetes tipo 1 eu posso comer ??? tem acucares ???

    • Olá Amanda

      é bom você olhar o rótulo do produto e verificar os ingredientes. Este que postamos aqui não contém açúcar, mas é sempre bom verificar quantos carboidratos tem em um “certa” quantidade do produto, pois apesar de não ter açucar na composição, o carboidrato pode aumentar a glicemia. Busque informações com seu médico, é a fonte mais segura. :)
      Obrigada pela visita!

  3. Oi sou a Ana Paula de Campos dos Goytacazes e estou aqui pra fazer uma reclamação construtiva.
    Aqui na minha casa consumimos muito o biscoito de gergilim mas achamos que esta vindo com pouco gergilim.

    • Olá Ana. Se entendi bem, creio que está nos confundindo com algum representante o fabricante. Não temos vínculo algum com o fabricante do biscoito de gergelim piraquê. Somos apenas consumidores que, devido a nossa condição, achamos interessante compartilhar esta dica de produto. Abraço.

  4. olá luismichio.te agradeço pela dica do biscoito água gergilim da piraque ate pq é dessa marca que eu gosto! muito obrigado! e fk c/ DEUS.

  5. na minha pesquisa esse é, no entanto, um dos biscoitos com mais alto indice de SODIO. triste é q para industrializados, p todos, parece que o que salva é consumir com moderacao. fica -se livre do acucar, mas ganha sodio. ganha proteina, mas ganha gord hidrogenada. dificil achar um que fique na media ideal.

Deixe um comentário

