Dica de produto: Biscoito Água Gergelim Piraquê

Biscoito Água Gergelim Piraquê

É fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho. Quem não se lembra dessa frase? Biscoitos sempre caem bem na hora do lanche. Eu, particularmente, prefiro os biscoitos salgados. Pode até mesmo ser os de “água e sal”. Até conhecer a Elisa, eu nunca tinha lido os ingredientes de um produto. Para mim, biscoito de “água e sal” já era auto-explicativo. “Ué!? Biscoito de “água e sal”!! É só água e sal… dã…”. Coitada da minha mãe.

Hoje eu já tenho  o costume de ler as embalagem. O ruim disso é que o tempo que você passa no mercado praticamente triplica. Tem embalagem que tem que se tomar o maior cuidado para poder ler os ingredientes sem abrir-lo. E aqueles em que você fica girando a embalagem? Uma vez uma velhinha olhou para mim e disse: “Molho de tomate picado. Vira assim (fazendo um gesto com a mão) que você acha.”. Ta bom, eu confesso. Eu inventei isso. Mas não duvido que possa acontecer. Sério.

Enfim. Depois que eu adquiri o costume de ler as embalagem eu acabei “descobrindo” que, praticamente, todos os biscoitos salgados possuem açúcar na sua composição. Até mesmo os ditos “água e sal”. Por exemplo, a marca que ficou famosa com a frase que abriu este post: Tostines. Se você entrar no site deles e procurar por Biscoito de Água, leia os ingrediente:

Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, açúcar invertido, xarope de glicose, extrato de malte, sal, amido, fermento químico bicarbonato de amônio, emulsificante lecitina de soja e melhorador de farinha metabisulfito de sódio. Contém Glúten. Contém traços de leite. Contém traços de gergelim.

Eu diria que é uma “água” bem pastosa essa (RISADAS – placa indicando que a platéia precisa rir). Ou ainda, o bendito Biscoito de Água e Sal:

Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, açúcar invertido, sal, amido, extrato de malte, fermentos químicos bicarbonato de sódio, bicarbonato de amônio e pirofosfato ácido de sódio, aromatizante, emulsificante lecitina de soja e melhorador de farinha metabissulfito de sódio. Contém Glúten. Contém traços de leite e gergelim.

Pode ficar tranquilo(a) que parei com as piadinhas, mas vou confessar que a primeira vez que eu li “açúcar invertido”, eu juro que pensei: “será que é sal? Afinal, o contrário de doce é salgado…”. Minha mãe vai me deserdar. Mas, como o google é meu amigo, acabei descobrindo que açúcar invertido nada mais é que:

[...] um ingrediente utilizado pela indústria alimentícia e consiste em um xarope quimicamente produzido a partir do açúcar comum, a sacarose. (Wikipédia)

Pesquisando um pouco “mais”:

Outros termos como mel, melaço, xarope de glicose, xarope de milho, açúcar invertido ou dextrose, podem surgir na lista de ingredientes e todos eles são açúcares ou concentrados de açúcares, com os mesmos efeitos. (Portal Diabetes)

Cheguei a desistir de comer biscoito. Passava direto pelo corredor e não parava mais nas prateleiras. Até o dia que a Elisa ficou com vontade de comer biscoito de água e sal. Começamos o ritual de pegar a embalagem e ler os ingrediente. Para nossa surpresa, achamos uma marca que não tinha açúcar. Biscoito Água Gergelim Piraquê (tem até receita no site):

Farinha de trigo rica com ferro e ácido fólico, gordura vegetal interesterificada, gergelim, leite em pó, sal e malte. Fermento biológico, fermento químico: bicarbonato de sódio e fosfato monocálcico. CONTÉM GLÚTEN.

A surpresa maior foi que o biscoito é bom. Mas tome cuidado com a quantidade. Cada 100g (13 unidades) possuem 70g de carboidratos – 5,4g por unidade. Se alguém souber de alguma outra marca, nos avise.

About these ads

8 thoughts on “Dica de produto: Biscoito Água Gergelim Piraquê

  1. E quando as letras são minúsculas… É preciso levar uma lupa pra fazer compras ! É uma falta de consideração para com as pessoas mais “experientes”

  2. estou comendo um biscoito pirariquê água e gergilim e eu tenho diabetes tipo 1 eu posso comer ??? tem acucares ???

    • Olá Amanda

      é bom você olhar o rótulo do produto e verificar os ingredientes. Este que postamos aqui não contém açúcar, mas é sempre bom verificar quantos carboidratos tem em um “certa” quantidade do produto, pois apesar de não ter açucar na composição, o carboidrato pode aumentar a glicemia. Busque informações com seu médico, é a fonte mais segura. :)
      Obrigada pela visita!

  3. Oi sou a Ana Paula de Campos dos Goytacazes e estou aqui pra fazer uma reclamação construtiva.
    Aqui na minha casa consumimos muito o biscoito de gergilim mas achamos que esta vindo com pouco gergilim.

    • Olá Ana. Se entendi bem, creio que está nos confundindo com algum representante o fabricante. Não temos vínculo algum com o fabricante do biscoito de gergelim piraquê. Somos apenas consumidores que, devido a nossa condição, achamos interessante compartilhar esta dica de produto. Abraço.

  4. olá luismichio.te agradeço pela dica do biscoito água gergilim da piraque ate pq é dessa marca que eu gosto! muito obrigado! e fk c/ DEUS.

  5. na minha pesquisa esse é, no entanto, um dos biscoitos com mais alto indice de SODIO. triste é q para industrializados, p todos, parece que o que salva é consumir com moderacao. fica -se livre do acucar, mas ganha sodio. ganha proteina, mas ganha gord hidrogenada. dificil achar um que fique na media ideal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s