Ignorância, o fator do preconceito

Lembrei nesta semana, de algumas situações de preconceito, ignorância e falte de responsabilidade que passei ao longo destes anos em que descobri o diabetes. Muitas foram situações complicadas, outras engraçadas e algumas que colocaram em “risco minha vida”. Isso mesmo, risco de vida por ignorância das pessoas.  Mas já explico.

É triste perceber que as pessoas são tão voltadas para seu próprio mundinho de julgamento, que nem sequer pensam na gravidade do seu julgar precipitado. E agora explico: antes mesmo de conhecer o Luís, em uma saída para passear no shopping fiquei com vontade de comer em um fast food, afinal, não sou de ferro. Sairia da dieta um pouco, mas com cuidado de injetar mais insulina de ação rápida para não elevar tanto a glicemia. Pedi ao atendente o meu sanduíche e o refrigerante coca zero. Não fiquei cuidando para ver o que ele estava pegando de refri, afinal, eu havia solicitado coca zero. Peguei meu lanche, sentei e devagar fui comendo… mas minha sede era grande e bebi um bom tanto do refri. Senti que o gosto não era o habitual, mas não imaginei que o atendente trocaria o refri sem me avisar. Depois de um tempo, minha glicemia estava em quase 400 (questão de 15 minutos). Fui até o atendente e perguntei se aquilo era mesmo coca zero, ao que escuto: NÃO, A COCA ZERO ACABOU A UM TEMPO, SÓ TEMOS COCA NORMAL!!!!!

Falei horrores para ele ( sem palavrão) e ele me diz: DESCULPA SENHORA, ACHEI QUE ERA PARA NÃO ENGORDAR E NÃO PERGUNTEI SE PODIA SER COCA NORMAL.

Desculpa????? Como assim????? Achei que era para não engordar! Ignorância, falta de respeito, e o que mais puder existir…

Lembrei disso nesta semana porque voltou a acontecer de em alguns momentos eu recusar alguma comida e a pessoa olhar para mim e dizer: está de dieta? Pra que? Ou de ir a algum lugar comer, e na hora que pergunto a composição do prato ( para saber se foi açúcar dentro ou não) a pessoa me tratar com desrespeito por achar que é “frescura” minha. Creio que todas as pessoas que passam por restrição alimentar devem ter passado por algum tipo de “preconceito”, e isso me deixa indignada!

Não entendo o motivo de as pessoas sempre terem uma pré concepção das coisas ( quer dizer até entendo, mas poxa né), parece que temos que andar com uma plaquinha dizendo: Sou diabético, sou celíaco, sou alérgico a abacaxi… e está aí um exemplo de uma pré concepção que poderia ter gerado problemas bem mais sérios naquele momento.

Acredito muito que devemos cuidar primeiro da nossa vida, para depois poder olhar para a do outro, mas cuidar de nós, faz com que cuidemos do outro também, e cuidar do outro é parar para ouvir suas necessidades, é dar atenção ao que está sendo solicitado e informar caso a necessidade do outro não seja a nossa possibilidade.

Não custa termos respeito por quem está próximo de nós, da mesma forma que queremos ser respeitados na nossa singularidade, devemos respeitar o outro também.

Tenho muitas experiências como esta relatada, mas acredito que o motivo maior deste post é poder desbafar o quanto somos desrespeitados na ignorância alheia, no pré julgamento…e o quanto muitas vezes nós mesmos também fazemos isso com o outro…

Quanto “refrigerante normal” você já deu para um diabético?

E aí deixo esta metáfora do refrigerante normal para um diabético, como forma de questionar a mim e a você, o quanto de coisas ruins oferecemos ao outro, sem nem ao menos nos dar conta de que pode ser prejudicial à ele?

11 pensamentos sobre “Ignorância, o fator do preconceito

  1. É Elisa…. essas coisas acontecem. Mas pode ter certeza que ESSE atendente não fará mais isso. E nem os que já me atenderam, pq eu dou uma de mãe louca… no drive thru eu desço do carro pra espiar o refri q o cara tá colocando no copo. No balcão também…. as vezes peço pra esvaziar e encher de novo rpa eu ter certeza….
    E eu não to preocupada com o q eles pensam, pq eles não estão preocupado com o meu pedido, não é? Aos curiosos eu explico o PQ dessa minha atitude, já trocaram o refri da minha filha também, sem querer, de propósito, não sei, mas fizeram…..
    E ainda corremos esse risco.
    Tem dias que estou disposta e explicar e entendo que ninguém tem obrigação de adivinhar se tenho algum problema de saúde ou não..
    tem dias que não estou e sobra pro garçom….
    Força….. que muita coisa desse tipo ainda vai acontecer !!!!

    • Com certeza, ninguém tem obrigação de saber, mas teria de perguntar se pode ser algo diferente do pedido neh?! Que chato isso, também dou uma de louca depois disso, rs…cuido tudo que eles colocam dentro do copo, cuido mesmo. Obrigada pela troca de informação! É sempre bom saber que não somos únicos nestas situações! Beijos

  2. Elisa
    poxa isso acontece hein ,claro que aqui se um funcionario fizer isso ele e despedido na hora ,se eu pedi paguei por X eu tenho que receber X nao interressa o que ela acha ,aqui temos muitas opcoes zero ,mais claro que ainda esbarro em gente que pensa assim ,mais pra que comer tudo diete ,viver de gelatina no lanche ,olha vc e tao magra que tem que comer arroz !!!!Ai eu me calo sabe tem gente que nao adianta nem perder tempo !!!! Pra quem me interressa eu explica ,olha so eu sou diabetica nao estou fazendo nehuma dieta pra emagrecer e sim pra ter um controle glicemico ,pois aplico insulina e preciso saber a quantidade de carboidratos que tem nesse prato para que possa fazer a dosagem e uma aplicacao adequada e pepepepepe !!! Mais e depois de toda explicacao a pessoa vira pra vc e diz a mais so hj nao mata ne? AIIII e de morrer ne !!!!
    bjim

    • Ro, que bom saber… eu também explico quando estou de bom humor, mas quando não estou…rsrsrs

      beijocas

  3. Quando descobri o diabetes emagreci 20kg por descompensação. Uma conhecida chegou pra mim e me perguntou se eu estava fazendo dieta. Mas senti um tom de sarcasmo. Ela sempre foi gordinha e acho que aquilo a fez sentir-se mal, pois viveu a vida toda numa academia e sempre fazendo dietas malucas. Até hoje ela é assim, uma infeliz. Fiquei com raiva, mas depois passou. Sabe? hoje não dou explicações pra mais ninguém, simplesmente não respondo. Fico na minha. Pensem o que quiser, afinal, a vida é minha. Só explico para os mais esclarecidos. E não perco meu tempo com gente ignorante! Risquei muita gente da minha lista de “amigos”, selecionei ao máximo e sou mais feliz agora. Acho que precisamos de pessoas que nos coloquem pra cima, nos ajudem e nos apóiem e não de gente que fala um monte, mas não diz nada. Falta de empatia e consideração, meu o mundo tá cheio disso. Mas tem muitas gente boa por aí, sim! O que aconteceu com vc foi falta de profissionalismo do garoto, jamais se pergunta para alguém se está ou não de dieta, simplesmente cumpre-se o que foi-lhe imposto e segue as regras da boa educação.
    Coisas da vida!!!

    • Que bom receber você por aqui, volte sempre! E com certeza, tem gente que não vale a pena. Não acho que as pessoas devam saber tudo, mas no mínimo ter educação e respeito, não é mesmo?! Prazer em conhecê-la! Beijos

  4. Ih, como essas coisas acontecem, viu? Já vou falando:
    – sou diabetica, vc tem alguma coisa diet?
    E fico como a Nicole, olhando par ver se o cara coloca certo.
    Já escrevi algumas vezes sobre isso…
    Já aconteceu de eu pedir capiroska com adoçante (sei que tb devo evitar, mas… Vez ou outra…) e o car me dar com açúcar. Reclamei e disse que era diabetica e o car disse:
    – então vc nem devil beber!
    Que desaforo! Oras, o problema é meu. Ainda se eu tivesse enchendo a cara!
    Beijos.

    • Que felicidade ver sua passada aqui! Obrigada! E é verdade, que desaforo, parece que a gente não pode sair da linha nunca, e o que eles tem haver com isso?!
      Estou muito feliz de ler comentários como este seu… bom saber que ( apesar da gente imaginar que acontece) que não somos os únicos a ter este problema. Beijos

Deixe um comentário

