Diabetes e gravidez: a descoberta

Começo a semana relembrando os primeiros momentos de descoberta da gravidez. Por mais que desejássemos e estivéssemos nos preparando para ter nosso pequeno “nipobaby”, não acreditávamos que aconteceria agora. A previsão era para depois de Setembro… mas como Deus sabe a hora certa, ficamos grávidos antes do nosso planejado.

Não, não foi irresponsabilidade não… vale salientar que estava me cuidando a muito tempo para este momento e que a hemoglobina glicada estava dentro dos valores recomendáveis para que este momento lindo ocorresse ( é sempre importante que seu médico esteja ciente de seu desejo de engravidar).

Mesmo com tudo certo, o susto foi grande!  O medo de complicações por causa do diabetes invadiram minha mente, e me senti sem chão… com muito medo de prejudicar o bebê que se desenvolve dentro de mim. Diabético tipo 1, já sendo insulino dependente, necessita ajustar a dose de insulina para este momento, visto que a placenta produz  hormonios que são contrários à insulina, dificultando assim o equilíbrio  da glicemia.

Logo que descobrimos, avisamos a endócrino e a ginecologista, fomos as consultas e acertamos os detalhes…comecei a anotar tudo o que eu comia, para que pudéssemos saber o que estava aumentando a glicemia.

Medições de glicose se tornaram mais frequentes, incluindo acordar de madrugada para verificar… cuidados na alimentação mais restritiva ainda, cuidados com a glicemia, que tenho tentado manter até no máximo 140.( e que as vezes é muito, muito difícil e me sinto culpada por não conseguir em muitos momentos, mas sou apenas humana)

Mas vou dizer para vocês, não é fácil…um controle extremo, medo de ter complicações, medo quando a glicose sem explicação sobe demais, enfim…tenho aprendido muito neste tempo, aliás, temos 🙂

Passado o grande susto, comecei a curtir mais e me estressar menos (porque senão a glicemia também não abaixa), entendi que cada diabética tem um tipo de gestação e que aquilo que lemos, ouvimos ou nos aconselham nem sempre serve para a gente, é necessário que você mesma reconheça o funcionamento de seu corpo, saiba quando fica hipo ou hiper, e saiba, com orientação do médico, quais os níveis mais adequados para você!

O que mais temos sobre o assunto diabetes e gravidez, em termos de escritos, se refere à diabetes gestacional ou diabetes tipo 2, sendo difícil abordagens sobre diabetes tipo 1 neste momento da vida. Mas veja bem, eu disse difícil e não impossível de achar… 🙂

Espero e desejo que esta gestação seja tranquila, que eu consiga manter o equilíbrio glicêmico, que eu consiga levar a gestação até o final, e que o bebê seja saudável e perfeito! Torçam por nós… precisamos disso!

Um beijo de uma gestante feliz, mas preocupada…

ps. faremos o segundo ultrasson no dia 26, para verificar se está tudo em perfeito estado ( e Deus queira que esteja), aí já saberemos o sexo do bebê também!!!! Uhruuuuuu

Anúncios

12 pensamentos sobre “Diabetes e gravidez: a descoberta

  1. Oi Elisa!
    Meu nome é Mariana, tenho 25 anos e descobri que tenho diabetes tipo 1 há 3 meses.
    Ainda estou me adaptando a essa nova vida, e os blogs como o seu tem me ajudado muito.
    Espero que tenha uma ótima gravidez, e conte tudo para nós, pois penso em engravidar ano que vem e também tenho muitas dúvidas e receios! Assim poderemos compartilhar experiências!
    Beijos!

    • Seja bem vinda Mariana! Com certeza, é importante sabermos que outras pessoas também passam por muitas coisas das quais nós passamos, isso nos ajuda a ter forças sempre. Mas o mais importante é sempre buscar orientação com profissionais e conhecer teu corpo, porque isso, nem os médicos sabem!
      Será um prazer compartilhar deste momento de nossas vidas, que sim, gera muito medo e preocupação, mas se Deus qiser, vai dar tudo certo! E escreverei aqui sempre sobre este momento gestante! 🙂 beijos e volte sempre!

      • Obrigada Elisa, com certeza voltarei sempre! Beijos e boa sorte com o ultrasom!

    • oie mariana ,bem sou Roberta hj tenho 29 anos ,fui diagnosticada diabestes tipo 1 um exatam,ente um mes antes de completar 27 anos ,moro no japao a sete anos e e foi aqui que fui diagnosticada e faco meu tratamento ,tb quero engravidar ano que vem ,uso uma bomba de insulina a um ano e meio .
      Bom podemos trocar ideias experiencia ,jogar conversar fora sempre que vc quizer .
      bjim

      • oi Roberta, tudo bem?
        Eu ainda estou no inicio do tratamento, so estou usando insulina lantus a noite, durante o dia estou tentando controlar com remedios, estou na fase “lua-de-mel”!
        Vamos conversar sim, meu e-mail é mariana_vneves@yahoo.com.br, beijos!

  2. Aqui e um pouquinho diferente ,mais exigente ,desde que me tornei diabetica tenho aulas sobre gestacao ,pois deixei claro logo em primeiro instante o desejo de ser mae ,afinal ja esta passando da hora rsrsrs,aqui o A1c tem que estar no minimo 6% maassss minha medica disse que na casa dos sete com um controle mais puxadinho da tudo certo ! E assim que o resultado der positivo farei minha primeira intercao de um total de 4 antes do parto cada uma de 15 dias se tudo estiver normal ( isso pra ajustar dosagem de insulina e alimentacao a medida que o bebe for se desenvolvendo ) a principio fiquei assustada …. mais sei que assim tudo vai correr bem e ser acampanhada me da mais seguranca !!!!
    Ai que legal que da pra ver o sexo ne? aqui eles nao costumam falar antes dos seis meses ( como o aborto e legalizado as japonezas abortam as meninas ( chocante ne? )
    Bem mais desejo tudo de muito bom pra vcs e como vc falou Deus sabe de todas as coisas e tudo e no seu tempo !!!Quero ver barriguinha ta ?

    bjim

    • Oh querida…assim que a barriga crescer eu mostro sim..ainda vai ter fotos do casamento com barriga, rsrsrs
      Minha glicada estava em 6 quando engravidei, ufa! Aqui também existem as internações, mas dizem que é mais para o final da gravidez… vamos ver, vou contando tudo para vcs!
      E nossa, fiquei assustada com a questão do aborto de meninas… que coisa não?!

      Beijos para você e obrigada por nos visitar! Quem sabe eu tenho um bebê de olhos bem puxados não é mesmo?! rsrsrs

  3. Fico super curiosa nesse assunto de baby ,porque sonho com o meu rsrsrs lietralmente ,sonhei de novo esse fim de semana rsrsrs quero ver sim !
    bjim
    deus abencoe vcs

  4. Oi Elisa, gostaria primeiramente de te parabenizar pela gestação e também pela iniciativa de fazer o blog. Vaculhei seu blog, rsrsrs e tirei dúvidas, me identifiquei, e identifiquei até meu marido. Inclusive da gestação, porque estávamos tentando engravidar antes de eu descobrir e vou precisar esperar um pouco agora, mas quero continuar tentando. Já tenho uma filha de 4 anos e ela pede muito um irmãozinho (a).
    Estou com 29 anos e descobri faz 1 semana que estou com diabetes tipo 1, e hoje apliquei a primeira dose de insulina. Parece que isso não está acontencendo, mas estou aceitando bem, talvez porque não caiu a ficha ainda ou porque é muito recente. Achei que isso não acontecia com pessoas da minha idade, ou mais novas ou mais maduras. Mas com certeza serei visitante constante, e vou praticar essas receitas….rsrs.
    Um abraço e felicidades pra vcs.

    • Olá Lilian, que alegria ver teu recado! Obrigada por partilhar um pouco deste momento de descoberta da diabetes conosco! Assusta sim um pouco no início, mas com certeza, com informação e cuidados, vais tirar de letra este momento. Saiba que podes contar com nosso apoio e espero que o blog possa ser um “amigo” também quando precisares… o importante é sempre perguntar ao seu médico as informações, porque nossos organismos reagem de formas diferenciadas, então, muitas vezes o que serve para um , não serve para os demais… venha nos visitar sempre, será uma honra!
      ps. ali do ladinho tem vários blogs de diabéticos também, que vale a pena conferir 🙂

      beijos, Elisa

  5. Estou torcendo também, Elisa! Vai contando as novidades e desafios para gente, heim! É a tua iniciativa que vai facilitar a busca de informações e troca de experiências de outras doces futuras mamães… Te cuida, sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s