Glicemias na Gravidez

Voltando ao assunto diabetes, afinal… é algo que faz parte de nossas vidas como “casal diabético” e agora como “gestantes diabéticos”.

Nesta muvuca toda pré casamento, em muitos momentos me pego em jejum por várias horas, e quando percebo, a glicemia já está abaixo do que deveria…em outros, por motivos de estresse, a glicemia sobe mais do que deveria também… difícil e muito mais preocupante devido à gestação.

Porém, entendo muito melhor meu corpo hoje. Sei que se eu comer saladas e verduras junto com a comida, a glicemia vai ficar dentro do padrão e isso me deixa mais aliviada.

Para as diabéticas que pretendem engravidar, o que tenho aprendido é: ter calma nas refeições, manter a rotina dos horários muito bem estabelecidas, comer de 3 em 3 horas ( em pequenas quantidades), fazer exercícios leves e comer equilibradamente. Contando sempre com a presença do papai Luís, fundamental em nossas vidas.

Temos tentado ( e conseguido) manter as glicemias em 140 mg/dl 1 hora após as refeições e em 120 mg/dl 2 horas após as refeições ( esperamos manter assim pós parto também). Estes valores são os ideais durante toda a gestação, porém, em muitos momentos, difíceis de serem conseguidos. Nas refeições de café da manhã e almoço a glicemia ( com raríssimas excessões) tem se mantido assim…porém no jantar tem sido mais difícil. Não ficam muito mais altas, mas geralmente não ficam no ideal. Mas continuamos na luta diária por medições de glicemia mais tranquilas.

O estresse é um fator que altera muito a glicemia, e portanto, evitar lugares e momentos  estressantes torna-se uma necessidade… caminhar, conversar, levar a vida mais tranquilamente também é um fator bem importante para manter a glicemia bem controlada. Não pense que somente insulina e alimentação são necessários para um bom controle, o bom humor e a vida mais leve fazem toda a diferença…

Por este motivo, após o casamento, a tão esperada lua-de-mel… e eu serei oficialmente a Sra. Kobayashi!!!!!

Beijos , beijos, beijos….

Faltam apenas 7 dias para o nosso grande momento! UHruuuuu…

Um pensamento sobre “Glicemias na Gravidez

  1. ola futura kobayashi san … que bom fico feliz realmente um grande momento vc esta vivendo ne? SEi que bem que so alimentacao e insulina nao vbastam pra manter a glicemia no seu lugar ( veja so meu caso … nao como nada de “malvado ” e nem abuso nas porcoes … nao sinto fome tb … hj no cafe nem queria comer … e ontem no almoco o mesmo … onetm apos 30 minutos de ter almocado 27 mg/dl ( pode com a mesma dosagen de SEMPRE e a mesma quantidade tb ) Vai entender ?Ai comi uma fruta( nectarina ) e um sorvete light diet que sempre deixo comprado em porcao unica ( 10grs de carboidratos ) duas horas depois 92 mg /dl e tres depois 163 mg/dl pre jantar 164 e hj jejum 103 ( ah tirando aquele 27 ta bom ne? ) Tenho feito exercicios tb ( achu que ja falei ne? )
    AHHHH uma sugestao pra post ( CURIOSIDADE tb rsrsrsrs ) como tem sido sua rotina ?
    Tipo de gestacao
    seu cardapio ( vc segue algum? alguma dieta?eu tenho uma dietinha e sigo meus horarios e porcoes faca chuva ou faca sol ( no fin di e mais dificil ne? mais tenho mantido bem ja programo as saidas e refeicoes levo meus lanches ( to fazendo seis refeicoes ) Tres principais e tres lanches !Eo meu maridinho ( dieabetico de participacao … tadinho rsrsrsrs ) me ajuda muito super dedicado e preocupado comigo ….Gracas a Deus !Ne? vcs tb parecem se dar super bem ne?
    bom acho que isso virou um email e nao comentario ne?
    obrigado por comemorar comigo meu A1C ta?
    bjim

Deixe um comentário

