Segundo trimestre de gravidez de uma diabética

20 semanas

Olá… resolvi escrever este post, pois assim como eu, creio que muitas mulheres diabéticas e não diabéticas, se questionam sobre este doce momento de espera que é a gravidez. Achamos muitas vezes que os maiores riscos estão no primeiro trimestre, quando o bebê está se formando, e realmente, é um trimestre de cuidados sim, pois toda parte neurológica ( coluna, caixa craniana, tíbia etc) está se formando neste período e as más formações congênitas podem se dar neste tempo.

Passado este primeiro momento, entramos no segundo trimestre de gestação, quando a barriga começa a aparecer ( pelo menos para mim foi assim) e a gestação se torna diabetogênica ( por isso algumas mulheres desenvolvem a famosa diabetes gestacional neste período). A placenta produz uma quantidade maior de hormônios, entre eles, um hormônio que “corta” os efeitos da insulina ( não totalmente, mas parcialmente), neste momento, a glicemia de uma futura mamãe diabética, começa a alterar, mesmo comendo as mesmas coisas e fazendo seus exercícios. Por este motivo é necessário que o controle glicêmico seja rígido e feito com mais freqüência, pois desta forma será possível ajustar a dosagem de insulina.

Conhecer seu corpo e como ele reage às quantidade de insulina é fundamental, pois desta forma você será capaz de perceber mais cedo as alterações e agir de forma eficaz. Comigo aconteceu isso, quando entrei no 5° mês de gestação ( 20 semanas), percebi que a glicemia de jejum aumentou, e que após as refeições as glicemias, antes controláveis em 140 mg/dl( 1 hora após a refeição), começaram a se alterar. Aumentei a lantus ( insulina de longa duração) para 18 unidades ( injetava 16 antes) e comecei a controlar os pós prandiais com 2 unidades de novorapid ( insulina de ação rápida), antes aplicava uma unidade quando necessitava pela contagem de carboidratos ( meu corpo reage muito bem a insulina de ação rápida).

Como tinha consulta com a endócrino na semana que as alterações começaram a acontecer, aproveitei a consulta para repassar meus cuidados e modificações e de forma certeira consegui controlar neste momento o diabetes.

Por isso, futuras mamães diabéticas, cuidem-se, conheçam seus corpos, e não esperem a situação piorar, no mínimo aumento de glicemia, verifique se aconteceu algo de diferente com você ( comeu mais do que o habitual, estressou-se, etc) e se não encontrar nada de errado, ligue para seu médico. Caso conheça muito bem seu organismo é possível você mesma fazer o ajuste de insulina , mas sempre consulte seu endócrino e obstetra para evitar possíveis hipoglicemias também. Nesta fase da gestação, diminuir a alimentação não é algo recomedável ( desde que você esteja dentro do peso certo e não esteja engordando mais do que o normal), por isso o recomendável é aumentar as doses de insulina e continuar comendo normalmente ( equilibrado e com orientação de nutricionista).

Vale salientar que isto serviu para MIM, não quer dizer que funcionará para você… este  é um post apenas para trocar experiência, qualquer coisa, procure SEMPRE SEU MÉDICO!

Bom, é isso… estamos eu , papai e neném muito bem. Engordamos 4 quilos até o momento e fazemos ultrasson todo mês…as consultas com a endócrino e o obstetra também são todo mês. Estamos felizes com a a previsão de chegada de nosso príncipe e agora que a barriga está mais saliente, e que consigo sentir o Lucas Takeo pular em minha barriga, tem sido uma delícia ainda maior!

Vou baixar as fotos da barriga para vocês verem! 🙂

Beijos grandes

Anúncios

Um pensamento sobre “Segundo trimestre de gravidez de uma diabética

  1. Li seu post hj no meu intervalo do almoco …Adorei !!!Queria comentar mais acesso do meu celular ai demoro pra escrever rsrsrs … teclado miudo !! deixei pra escrever daqui de casa …mais seu post foi assunto na volta pra casa fui contando pro Re !!!Adoro os posts sobre a gravidez e sua evolucao …a barriga ta linda !!! Espero sempre que corra tudo bem !
    bjim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s