CAMPANHA DOE VIDA

Hoje estamos aqui para divulgar uma campanha do Ministério da saúde de nosso país. É a campanha de doação de órgãos!  O Blog Doce dia é parceiro nesta campanha, inclusive com o selo de blogueiro que acrescentamos na nossa página.

EU SOU DOADORA E VOCÊ?!

Uma conversa informando sua família, pode salvar muitas vidas!

Para saber mais sobre esta campanha acesse o site: http://www.doevida.com.br

Se você deseja ser um doador de órgãos converse com seus familiares. A vida é feita de conversas. E basta uma delas para salvar muitas vidas.

Tire suas dúvidas:

O que preciso fazer para ser um doador de órgãos? Para ser doador, no Brasil, você não precisa deixar nada por escrito, em nenhum documento. Muitas pessoas acham que é preciso registrar a opção de doador de órgãos na carteira de motorista, mas isso não é mais necessário. Basta você conversar com sua família sobre seu desejo de ser doador. A doação de órgãos só acontecerá após a autorização da família.
Quais os tipos de doador que existem? Doador vivo: qualquer pessoa saudável que concorde com a doação, desde que não prejudique sua própria saúde e seja compatível com a pessoa que vai receber o órgão. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Pela lei, parentes até quarto grau (pais, filhos, irmãos, avós, netos, tios e primos) além e dos cônjuges podem ser doadores. Para os não parentes, somente com autorização judicial.

Doador falecido: são pacientes com morte encefálica, geralmente vitimas de catástrofes cerebrais, como traumatismo craniano graves ou AVC (derrame cerebral) extenso.

Quais órgãos e tecidos podem ser obtidos de um doador falecido? Coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino e rins. Também tecidos como córnea, veias, ossos e tendões. Portanto, um único doador pode salvar ou melhorar muitas vidas. A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico, como qualquer outra cirurgia.
Para quem vão os órgãos? Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes.
Posso ter certeza do diagnóstico de morte encefálica? Sim. O diagnóstico de morte encefálica é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. Dois médicos de diferentes áreas examinam o paciente, sempre com a comprovação de um exame complementar, que é interpretado por um médico. Não existe dúvida quanto ao diagnóstico.
Após a doação, o corpo do doador fica deformado? Não. O processo de retirada dos órgãos é uma cirurgia como qualquer outra, restando apenas a incisão. O doador poderá ser velado normalmente.
Anúncios

2 pensamentos sobre “CAMPANHA DOE VIDA

  1. Olá, blogueiro (a),
    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Acesse http://www.doevida.com.br e saiba mais.
    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude

  2. O Site http://www.estendaamao.com.br/vote.aspx esta promovendo uma campanha de esclarecimento sobre a doação de órgãos e eu tenho um vídeo que esta concorrendo com o titulo SEJA UM DOADOR DE ORGÃOS , autor: CHRISTIAN SOARES DA SILVA então quem puder divulgar, por favor, acesse o site e vote no vídeo com o meu nome. Os 10 primeiros irão passar para segunda fase da campanha.

    O vídeo esta na 3ª página, é só paginar clicando em próxima conforme abaixo. Depois, clique no vídeo e em VOTAR, no canto direito do vídeo

    MUITO OBRIGADO A TODOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s