Espera, cuidados, preocupações mas muita felicidade: Diabetes tipo 1 e Gravidez

29° semana, dançando!

Estamos entrando na 29° semana de gestação e confesso para vocês que nestas últimas semanas não tem sido fácil controlar as glicemias.

Não tenho a intenção de assustar ninguém, nem dizer que vai ser assim com você, mas minha proposta e do Luís com o Blog é realmente partilhar as experiências como elas são vividas por nós, não como verdades absolutas, nem como “conto de fadas”, mesmo porque, a informação e o partilhar destas experiências nos ajudam a crescer e muitas vezes saber que não somos os únicos a passar por dificuldades ou alegrias, nos dão mais força, não é mesmo?

Bom… até o momento tive uma gestação tranquila, conseguindo manter as glicemias em padrões bons e com isso sentindo – me melhor e tendo um desenvolvimento do nosso pequeno Lucas de forma muito saudável ( como diria a médica, como se ele não fosse filho de uma diabética). Porém, com o avanço da gravidez e conseqüentemente aumento da placenta ( que produz hormônios diabetogênicos), tive que aumentar as unidades de insulina e começar a aplicar em TODAS as refeições a insulina de ação rápida. Mesmo assim, as glicemias em alguns momentos estavam alteradas.

Neste momento de reta final de gestação ( estou no 7° mês), não podemos dar bobeira, então…intensificamos os cuidados na alimentação, que já eram grandes e agora são bem maiores. Mesmo sentindo muita vontade de comer um pedaço de pizza ( isso mesmo, somente um), tenho tentado permanecer firme na proposta de verduras, saladas e o mínimo necessário de carboidrato.  Substituo minha vontade por tomate com sal e azeite de oliva, uma fruta quando quero comer doce, gelatina diet, qualquer coisa que possa ser mais saudável para mim e o Bebê. E continuo com a atividade física no mínimo 4 vezes na semana.

Não é fácil aguentar a tentação, ontem mesmo tive que controlar muito no casamento de amigos queridos com aquela mesa de doces divina na minha frente. As vezes dá uma tristeza gigante não poder comer ( e neste momento não posso mesmo, mesmo injetando mais insulina rápida, corro o risco de engordar demais se me der ao luxo de burlar a dieta), me desanima ver que faço tanto esforço e a glicose descompensa…sim, fico triste mesmo, choro, desanimo… sou um ser humano afinal. Mas tenho tido apoio fundamental do meu marido ( fundamento na minha vida nesta fase, que se alimenta com restrições para não me deixar com vontade), dos amigos que me dizem a cada dia o quanto tenho ido bem, dos médicos que me dizem que sou guerreira e que está tudo dando certo…da minha família de origem que mesmo de longe me dá alegrias… e de mim mesma, da minha vontade de ver nosso pequeno nipobaby bem, saudável… lindo!

Mamães e futuras mamãe diabéticas ( não importa o tipo): as vezes desanimamos, as vezes parece que não vale a pena, as vezes só desejamos que tudo fosse diferente. Entendo isso, os medos, as tristezas, a ansiedade: mas preciso dizer que vocês não estão sozinhas e que infelizmente não mudamos o que é real, temos diabetes! É difícil sim, e  vocês tem o direito de colocar seus sentimentos para fora, só assim encontramos forças para lutar…e temos muita força, por um amor tão grande que toma conta de nós…amor por estes seres que nem vieram ao mundo ainda, mas que nos coroam com a divina benção de gerar uma vida! Amor por nós mesmas, que queremos ficar bem na gestação toda…

Não deixem os momentos de frustração tomarem conta de vocês… afinal: “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.”

Estamos aqui tentando e conseguindo ter uma gestação tranquila e ativa, mesmo em meio as dificuldades nestes últimos dias, que já tem se estabilizado melhor…prova disso foi que dancei a noite toda ontem… eu , Lucas e papai Luís! E foi uma delícia estar bem para curtir com amigos queridos uma festa de casamento linda!

VALE A PENA… LITERALMENTE! CUIDE-SE, AME-SE E MESMO NÃO ESTANDO GRÁVIDA, NÃO DEIXE DE CUIDAR COM ZELO DE VOCÊ!

Viva cada dia de uma vez… cada cuidado a mais com você faz toda a diferença!

Beijos e ótima semana

Mamãe, papai e Lucas

 

4 pensamentos sobre “Espera, cuidados, preocupações mas muita felicidade: Diabetes tipo 1 e Gravidez

  1. Elisa e Luis… mesmo não tendo tido tempo e/ou oportunidade ainda para sentarmos para um bate-papo, já me sinto próxima de vocês e confesso que sou encantada pelo blog e pelas partilhas. Obrigada pelo propósito!
    Abraços!
    Lívia

  2. Nossa, lindo seu texto! mt verdadeiro e emocionante, amei!
    E vc está mesmo de parabéns, sua coragem no meio de todas essas dificuldades tem sido admirável q vc deve sim se orgulhar mt disso. Já te disse + d 1 vez q eu ñ conseguiria, e de fato ñ tenho toda essa perseverança e vontade q vc está tendo.
    Continue assim agora e depois q ele nascer tb, pois é pela sua saúde q o sacrifício todo vale a pena.
    Bjo, adorei te deixar mais linda nesse momento.
    Qd for fazer fotos pra book depois q ele nascer me avisa, eu faço tua make hein!!!
    bjao

Deixe um comentário

