Ceia de Natal: cuidados com o diabetes e gravidez

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Primeiramente, desejamos que o natal de vocês tenha sido bem especial, com pessoas especiais ao lado de vocês, paz no coração e muito amor!

Nosso natal foi bem especial…neste ano, um pouco diferente, visto que por causa da gravidez ( e isso no meu caso), não pude viajar. Então, fizemos uma ceia de natal para duas pessoas: eu e o Luís , nossa última ceia de natal como casal, ano que vêm Lucas Takeo ( nosso bambuzal iluminado) estará em nossos braços!

Como um peru seria muito grande para nós dois, fizemos um galeto ( ficou bem lindo e gostoso, era para ter um “mini peru” na mesa, rs), peito de peru recheado com escarola e queijo. Arroz com castanhas trituradas, molho de mostarda com curry, farofa, saladas e frutas! Sim, a sobremesa foi saborosa e nutritiva: frutas frescas. Para brindar suco de limão.

Arrumamos uma mesa bem bonitinha e fizemos nossa ceia! Foi delicioso. As frutas como pêssego e figo compramos diet, e eu sim, comi alguns pedaços. Glicose 1 hora após a ceia: 127 mg/dl!!!! Consegui!!!!

Mas vou dizer para vocês: esta época do ano de festas e tantas coisas boas para comer tem sido bem difícil para mim ( e imagino que para alguns outros diabéticos ou pessoas com restrições alimentares também). Não posso devo comer, mas tenho muita vontade. Não sei se porque já está no final da gravidez, ou o que acontece, mas sinceramente me deixa “triste” e ansiosa esta limitação toda, esta restrição toda da alimentação…controlei muito até aqui, mas tem sido bem difícil controlar agora. Tenho mantido a dieta dentro dos limites, mas, a força para isso parece estar ficando enfraquecida.

Não estou dizendo que não vale a pena todo este cuidado, vale sim, por mim e pelo pequeno Lucas Takeo, mas também não quero deixar utopicamente a idéia de que tem sido fácil e maravilhoso… alguns momentos são, outros nem tanto… coisas que antes não faziam diferença na glicemia, hoje fazem , e muito. Dias de glicose controladíssima e dias de glicemias alteradas…

Gravidez é uma delícia sim, poder gerar uma vida é uma benção…

Porém, nesta reta final ( faltam 5 semanas segundo nosso médico), tem sido mais complicado: fico cansada e dolorida com o mínimo que fico em pé, não tenho conseguido dormir a noite por dores na coluna e na barriga ( Lucas está com os pés nas minhas costelas), com as glicemias aumentando ( normal para final de gestação), a alimentação tem sido bem mais restritiva, como tenho aplicado muitas vezes ao dia a insulina, alguns nódulos e roxinhos tem aparecido. Sinto-me cansada… verdadeiramente cansada.

Não, não vou desistir, quero muito este bebê , consegui ter forças até aqui ( como muitas mulheres tem, talvez em situações piores e mais complicadas), mas decidi que como compartilho com vocês todos os momentos desta gravidez, gravidez de mãe diabética tipo 1, momentos maravilhosos, momentos mais ou menos, também compartilharia estas dificuldades que ando sentindo ( e isso não quer dizer que você também terá, muito pelo contrário). Dificuldades que muitas vezes não são compartilhadas e que geram a falsa impressão de que tudo ocorre as mil maravilhas.

Mas a vida é isso mesmo, momentos gostosos e momentos não tão bons, momentos de alegria e momentos de choro, momentos de aprendizado todos os dias, de fazer certo e errado, e compartilhar isso, para mim tem sido muito bom…

Futuras mamães, gestantes diabéticas, diabéticos, pessoas com restrições alimentares: imagino que não e fácil para muitos controlar a alimentação nesta época festiva, mas, precisamos não é mesmo?! Imagino crianças nesta época do ano, como deve ser difícil a tarefa de segurar os desejos, de ver os demais comendo… força para as mamães que precisam cuidar junto com seus filhos disso. Força para nós para cuidarmos de nossa saúde com zelo e chegarmos em 2011 cheios de novas esperanças e com a saúde em ordem.

Conto com a força e torcida de vocês nestas semanas finais de gestação… acho que já posso me considerar uma vencedora 🙂 , tentarei escrever toda semana , até o dia do parto… que ainda não sei como será…Lucas Takeo virá ao mundo quando ele decidir, se tudo der certo!

Um beijo bem grande no coração de cada um, obrigada por lerem, obrigada pelo carinho, obrigada pelos emails!

Elisa

9 pensamentos sobre “Ceia de Natal: cuidados com o diabetes e gravidez

  1. Oi querida!!
    Controlar a alimentação nessa época é realmente um caos, mas quero dizer que ler-te fazendo esse controle tem me ajudado, pois resolvi restringir-me justamente nesse mês… enfim, uma hora era preciso começar! Claro, q pra mim é diferente, pois se eu comer não vou fazer a mal a ninguém e tals, mas tenho sentido na pele como não é fácil… q Deus te abençoe e renove tuas forças nessa reta final!
    Bjao!!

    • É Joy, difícil né?! Mas vamos continuar na “luta”… que Deus realmente renove minhas forças e que continue te dando forças também… 🙂
      obrigada por passar aqui! Obrigada pelo carinho! Beijos

  2. Força, amiguinha! Deve ser uma barra, mas tens apoio, amor e carinho por todos os lados pra manter a saúde tua e do baby! Bjão!

  3. Olha ficou linda e apetitosa a mesa de vcs …Adorei …esse ano nao fiz ceia em casa fui a um rodizio e eu tenho me portado muito bem …comi bastante salada pouca carne e so pedacos magros e me senti super bem …gracas a deus nao tenho sentido tanta fome …aliais pra ser sincera estou com falta de apetite …mais procuro manter horarios e como mesmo que sejam porcoes menores …nao sinto fome mesmo .. agora no cafe estou tomando so um copo de vitamina de leite de soja com duas colheres de aveia uma de linhaca e dois tipos de fruta claro um pedacinho de cada …no almoco salada …tofu .e o lugar do arroz batata doce assada …essa epoca e uma delicia docinha …ai ja serve como sobremesa !!!!E minha glicemia esta otima …nunca esteve melhor …. a mes que vem comeco um curso na escola japoneza de culinaria e nutrica …vou fazer o estagio no hospital onde faco tratamento !!!!
    Tenho certeza que vc vai conseguir e que Lucas tera muita saude !!!!
    bjim

    • Ai que delícia!!!! Sou apaixonada pela culinária japonesa, depois vais me ensinar algumas coisa, rs! Que bom que sua glicemia está ótima! E que determinação na alimentação hein?! Força para nós… em breve vc terá sua pequena Eliza e nós o pequeno Lucas para partilhar mais e mais alegrias.
      Beijos

  4. Adorei a ceia, super leve e diet =)
    Continue assim, agora falta tão pouco e logo terás a maior recompensa em seus braços!
    Estou aqui torcendo!
    bjoos e ótimo 2011!

Deixe um comentário

