Cuidado: uma prova de amor conosco e com quem nos cerca

Olá queridos visitantes, amigos, família, enfim… quem me lê neste momento.

Primeiro quero agradecer cada palavra de carinho nos comentários do post anterior…chorei ao ler, de coração, obrigada pela força, carinho e palavras de incentivo!

Hoje decidi escrever sobre os cuidados que temos com nossa saúde. Nestes 9 meses de gestação, como relatado diversas vezes aqui no blog, redobrei os cuidados com minha alimentação, com exercícios físicos, com minha saúde emocional e física.

Estão sendo 9 meses de uma alimentação exemplar ( e aí eu falo exemplar diante do meu padrão de alimentação e segundo meus médicos) , de cuidados intensos e que tem mantido minha Hemoglobina Glicada em números normais ( como de um não diabético). Andei pensando nestes últimos dias o quanto melhorei neste período… o quanto me senti bem, disposta e saudável. Foi um período de lutas comigo mesma, que estaria chegando ao fim, mas já havia decidido que não voltaria a tomar refrigerantes ( sem açúcar), nem algumas das muitas coisas que diminui no meu cardápio… que manteria a alimentação da mesma forma que mantive nestes 9 meses, afinal, este foi só um curto período de “demonstração” de como deveriam ser meus cuidados rotineiros, mesmo sem a gravidez.

E sabem porque?

Porque entendi que me cuidando desta forma, reduzo e muito as chances de complicações do diabetes ( falência dos rins, retinopatia, problemas cardíacos, etc), reduzindo as chances de complicações, Lucas Takeo terá uma mamãe mais saudável , com mais energia, com mais disposição e por “mais tempo” com ele. Não apenas o Lucas, mas também meu marido, minha família, meus amigos e eu mesma, terei uma qualidade de vida muito melhor

…enfim… quem me ama saberá que quero passar muitos e muitos anos com eles, saudável, sem problemas de saúde!

Drama? Não…esta é a realidade!!!

Se não nos cuidarmos ( e isso vale para todo mundo, diabéticos ou não) estaremos prejudicando a nós mesmos e consequentemente a quem nos quer bem. Se cuidar, se amar é prova de amor ! Sim… uma prova de amor consigo mesmo, uma prova de amor com quem nos cerca! É prova de respeito com nossa vida, e só podemos respeitar aos outros , se em primeiro lugar respeitamos a nós mesmos… senão, não sabemos o que significa respeitar verdadeiramente.

Falo desta experiência por ter passado pelos dois momentos enquanto diabética ( e ser humano) : o primeiro, de não me cuidar tanto quanto poderia e deveria, de deixar de lado a alimentação mais equilibrada não apenas em alguns momentos, mas sempre! E o segundo: de me cuidar intensamente ( antes de engravidar já, e mais intensamente depois), de rever conceitos, de me privar as vezes de certas coisas em detrimento de um bem maior: MINHA SAÚDE!

Creio que esta é a maior prova de amor que poderia dar ao meu filho, me cuidei mesmo, por ele e por mim também! E continuarei me cuidado! Porque sim quero muito viver intensamente cada dia de minha vida, com plenitude e saúde ( nosso bem mais precioso).

É fácil? Não diria que é fácil manter a “linha”, mas com certeza, não é impossível!  Não digo que precisamos cortar tudo da nossa alimentação, comer só frutas e verduras, podemos sim comer de tudo, mas com equilíbrio e sabedoria… escolher bem nossos alimentos, cuidar do nosso corpo, praticar alguma atividade física que nos dê prazer! E também, cuidar do seu lado emocional: dividir a vida com amigos, passear, descansar, se divertir… dançar! ( amo dançar, Lucas que o diga, rs)… e não guardar mágoas, rancores, cultivar sofrimentos desnecessários!

Aprendi que a vida pode ser mais simples do que imaginamos, que podemos conviver com a nossa realidade sem sofrimentos por desejar mais e mais… que o importante na vida realmente é ter saúde para correr atrás do que queremos, mas que para alçarmos vôos mais altos precisamos aprender a confiar que o outro também pode nos auxiliar, pode estar ao nosso lado! Que dividir é melhor do que guardar para si, que sinceridade é ser em primeiro lugar autêntico,  e que para se amar, não precisamos muito, basta aceitarmos que temos qualidades de defeitos e que isso faz parte do nosso processo de vida!

Esta gestação fez bem para mim?! Com toda certeza do mundo!

Primeiro porque abandonei as fantasias de “que tudo poderia dar errado”, para viver cada dia, como ele viesse, e desta forma aprendi a não ficar ansiosa.

Segundo, porque entendi melhor que este curto tempo de intensos cuidados pode e deve se estender para meus dias pós gestação, o que me fará muito melhor.

Terceiro, porque aprendi a partilhar ( fato que realmente é uma vitória para mim) dos meus defeitos e medos e que isso não é ruim, apenas me faz ser ser humano, apenas me faz “real”.

Gente, escrevi muitão, mas queria mesmo dizer da importância destas descobertas, da importância de nos cuidarmos sempre, cada vez mais. Do quanto nosso amor está relacionado com a forma com que nos preocupamos conosco e com o outro!

Cuide-se, ame-se… e mostre isso a quem está a sua volta! Quero muito ver vocês bem, de verdade… e saber que ecos este texto trouxe para cada um que me leu até aqui! 🙂

PS. ontem fomos ao obstreta, na segunda feira saberemos o dia do nascimento do Lucas, pois ele terá que nascer com 38 semanas, para que a placenta não traga complicações para meu diabetes. Estamos muito felizes, e estamos bem… Lucas super saudável e eu também! 🙂

 

37° semana!

No próximo post, coloco fotos do quartinho dele para vcs! 🙂

5 pensamentos sobre “Cuidado: uma prova de amor conosco e com quem nos cerca

  1. Querida Elisa!!!!
    Sei que o que vou dizer aqui vai parecer um “disco riscado” ou um “repeteco”, mas Tu és um exemplo pra todas nós!!!!
    Um exemplo=estímulo=vida!!!!
    Meses atrás, quando descobri o teu Blog, já havia mencionado que sou médica!Apesar da minha profissão, não estou livre dos medos que essa nossa vida docinha nos proporciona!!!!Nós médicos brincamos dizendo que quando o “probleminha” é com a gente, nós “emburrecemos”!!!!Melhor dizendo, parece que tudo que estudamos na faculdade desaparece como um passe de mágica, e nos vemos “pedindo socorro”!!!Graças à Deus já passei dessa fase!!!ahahah.
    Está tudo ótimo….ainda mais com a tua ajuda!!!!!
    Agradeço por dividir conosco tuas vitórias, medos, dúvidas e experiências….quando eu leio o que escreves, muitas das minhas perguntas e angústias são sanadas….obrigada mesmo!!!
    Novamente te desejo toda a felicidade do mundo com a chegada do teu pequeno!!!!
    Sáudeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!
    Quero um dia poder estar aqui contando pra ti como estará sendo a minha gravidez…..estou me preparando desde agora com todas as tuas dicas!!!!!
    Um grnade beijo
    Lilian

  2. Elisa!!
    realmente essa gravidez foi mto abençoada!
    te vi dançando, te vi cantando, te vi comendo bolo! gravidez alegre, grávida alegre, o filho só poderá nascer saltitando de alegria!
    curtisse e ainda cuidasse do Lucas!
    que Deus continue abençoando vcs!!
    beijoss

  3. Lindo, lindo post! Trouxe lágrimas aos meus olhos. É muito bonito ver uma vitória como a sua, e um exemplo para todos os diabéticos e diabéticas, mães ou não..
    Hoje é um dia especial para mim, vou ao endócrino pedir que ele me receite insulina rápida (mesmo não precisando ainda), para poder engravidar com o controle adequado e adaptada à insulina rápida e à contagem de carboidratos.
    O seu post me fez mais forte, obrigada, bjos.

    • Oi Elisa, obrigada pela força, vc nem imagina como foi bom ler suas palavras. Estou grávida de quase dois meses e descobri que tenho diabetes em julho de 2010. Não estava ligando muito pra isso, estava passando pela lua de mel e de repente tudo mudou. Já nesse começo senti a diferença da glicemia alterada e começei a ter muito cuidado com essa nova vidinha. Mas na realidade agora que estou descobrindo o que realmente é ter diabetes, nas últimas três semanas tenho que pensar no que vou comer (antes não tinha tempo pra isso na minha vida corrida, era o que tinha pela frente)… E realmente não é fácil, muitas vezes fico triste e preocupada… Mas como li em algum lugar que vc escreveu não é impossível e se Deus quiser minha gestação vai ser tranquila como a sua, em nome de JESUS. Obrigada novamente e que Deus continue abençoando vc e sua família.

      • Vai dar tudo certo sim! Com esforço e determinação conseguirás ir longe. é chato as vezes, cansa, mas vale muito a pena. Por você e por quem te ama… logicamente por este bebê também. Mande email, compartilhe, estou aqui na torcida por vc e no que precisar, estarei aqui sempre! Não deixe que os dias tristes te façam sentir mal, fale com alguém, não tenha medo de expor seus medos e ansiedades… tens meu email? é só entrar em contato!

        Estou na torcida por ti e aguardo notícias! Beijo bem grande

Deixe um comentário

