Cuidados com o Diabetes após a maternidade

 

Faz tempo que não passo por aqui, não que eu não queira, mas me falta tempo, hehehehe.

2 meses já se passaram desde o nascimento do Lucas Takeo, e uma nova rotina começou em nossas vidas. Como ele ainda é muito pequeno, exige a maior parte de nosso tempo, ficando um pouco mais complicado fazer as rotineiras coisas de antigamente. E isso não é ruim, é apenas diferente. Tenho aprendido muito neste tempo com o Lucas, mas isto é assunto para um outro post.

Pois bem, algumas pessoas me questionaram quanto aos cuidados com o diabetes após o nascimento do Lucas, e confesso para vocês, tem sido muito mais difícil ser “regradinha” e fazer o controle certinho.  Logo no primeiro mês, nem medir a glicemia em jejum eu conseguia, visto que Lucas acordava chorando e necessitava de minha atenção.

Comer nos horários certos, que para quem tem diabetes tipo 1 ( insulino dependente) é necessário para o bom controle e para evitar crises de hipoglicemia, foi e ainda é complicado. Muitas vezes na hora de preparar a comida, ou mesmo na hora de comer, o bebê chora, precisa trocar fraldas, etc, etc.

Mas calma… tudo se ajeita. Confesso que o primeiro mês foi o mais complicado, não sabíamos ao certo como lidar com esta mudança toda e adaptar a rotina de mãe diabética às necessidades do Bebê. Agora estamos mais tranquilos em relação à isso, e voltando aos poucos aos cuidados mais “rigorosos” do diabetes. Claro que não é nada comparado ao cuidado intenso de durante a gravidez, mas preciso manter um bom controle para possibilitar que eu viva mais tempo com meu filhote sem ter as tais consequencias do não cuidado.

Nesta fase de bebê pequeno em casa, toda a ajuda que podemos ter é super bem vinda. E ter um companheiro que entende e auxilia neste processo é algo essencial ( mas se não temos, damos um jeito também, sem estresse).  Quando Lucas chora no horário em que preciso me alimentar, quem  atende ele é o Luís ( e aí confesso que a mamadeira complementar ajuda e muito nesta rotina mais flexível de não ter que ser eu o tempo todo). Desta forma, consigo comer nos horários estabelecidos ( ou o mais próximo deles). Consegui organizar as refeições com comidas práticas e mais rápidas. Salada sempre ( quando faço, faço quantidade a mais para sobrar para mais uma refeição), feijão ( que cozinho e congelo), arroz ( que é rápido de fazer) e uma carne. Ou macarrão e salada, enfim, comidas que sejam mais rápidas e que podemos fazer com maior praticidade ( sim comidas muito elaboradas neste primeiro momento, não são viáveis… deixo para mais tarde neh?rs)

Quando não conseguimos preparar a refeição no horário, ou verificamos que vai ficar complicado, damos um outro jeitinho, ou pedimos comida, ou comemos fora, enfim… cada um sabe de sua realidade e vai adaptando não é mesmo?!

Aprendi a ter lanches práticos mais à mão: frutas, barra de cereal, suco… tudo para não ficar muito tempo em jejum  e poder me alimentar quando é necessário. Ah, e água sempre por perto…tenho duas garrafinhas sempre comigo.

As medições se tornaram menos frequentes, mas tenho realizado elas igualmente, e aqui eu sinalizo algo que as vezes acontece comigo: preguiça de medir. Sim, acho que cuidei tanto , tanto na gravidez que agora me deu uma preguiça de realizar exames glicemicos tantas vezes… mas sei que é necessário e faço sim, pelo menos 6 vezes ao dia ( de 6 à 8).

Semana que vem retorno na endócrino, acho que minha Hemoglobina Glicada não estará tão boa quanto durante a gravidez, mas foram meses de adaptação de rotina, de flexibilizar e encaixar os cuidados do pequeno com os cuidados comigo. Muitas vezes não é fácil esta rotina, pois queremos 100% de dedicação aos pequenos, mas tendo uma doença crônica ( e sei que tem gente que não gosta que se fale assim, mas é a palavra que define não é mesmo?!) como o diabetes precisamos sim nos cuidar, e aí repito o que eu já dizia na gravidez: os cuidados conosco são a maior prova de que amamos estas pequenas bençãos que decidimos gerar. Quanto maior o cuidado , por mais difícil que seja, adaptar a rotina nos primeiros tempos, mais tempo teremos ao lado de nossas filhos, maridos, amigos, etc.

Ah , os exercícios físicos mais intensos só foram liberados após o terceiro mês, então tenho tentado (quando dá) caminhar com o Lucas. Minha intenção é fazer isso pelo menos 3 vezes na semana, e é uma delícia pegar o carinho com o Lucas e sair nesta beira-mar linda que temos por aqui!

Tenho muita coisa para contar aqui para vocês, muitos pensamentos, muita coisa de como é ser mãe e as exigências das pessoas em relação à isso, enfim, com o tempo ( quando eu o tiver) escrevo mais!

Ahhhhh, Lucas já foi no seu primeiro casamento fora da barriga… um fofo…  é possível sair de casa sim com os pimpolhos, sempre com cuidado e discernimento, mas eles são incluídos na nossa vida e nos possibilitam entender  que as vezes é a gente que dificulta o processo! 🙂

5 pensamentos sobre “Cuidados com o Diabetes após a maternidade

  1. Ai que lindo esse post amiga…
    Como admiro a sua serenidade.
    Tens transposto todas as dificuldades com muita tranquilidade e amor.
    Beijos no coração

  2. eu já tava com saudades dos posts!!
    o Lucas Takeo é muito lindo mesmo! e assim arrumadinho! que gracinha!!
    já o conheci, agora quero pegar no colo! hehehe
    beijosss

  3. Parabéns Guria!!!!
    O filhote de vocês é lindo!!!

    Obrigada por compartilhar teus momentos conosco…vou ser repetitiva, pois já postei isso antes, mas: OBRIGADA MESMO!!!

    Vai mandando notícias….estou “gravando na memória” todas tuas dicas….
    Beijocas, Lilian

  4. muito bacana teu blog! Descobri minha diabetes a pouco mais de 1 mês e acho que só agora caiu a ficha, então cá estou eu procurando os colegas do clubinho pra trocar figurinha! hehe! Muito legal saber que tem mais gente pronta para dividir experiências a respeito! Vou add nos meus blogs prediletos!

    Parabéns pelo filhote! Muito lindo!!!

    t+!

Deixe um comentário

