Cuide de sua alimentação : antes, durante e depois da gravidez.

Tenho pensado muito no diabetes nos últimos tempos, um dos maiores motivos, é o estar saturada com uma “barriguinha de insulina” ( porque eu sei que precisa fazer rodízio de lugares, mas não consigo aplicar em outro que não seja a barriga 😦 ), as inúmeras picadas durante o dia, o estar sempre atenta para não passar mal, afinal, com um filho pequeno em casa, não posso correr o risco de ter nada , etc.

Sim, achei muitas coisas pelas quais murmurar, mas ontem quando li uma matéria na revista crescer, me dei conta do quanto ter diabetes mudou minha forma de cuidar do meu filho e de mim, antes, durante e depois da gestação. Talvez, se eu não tivesse diabetes, os cuidados com uma alimentação saudável antes e na gravidez, não fizessem tanto sentido para mim, já não comia doces e frituras, mas cortei café, refrigerante ( mesmo diet, e não voltei a tomar ), chimarrão ( que foi o que mais senti falta) e definitivamente, qualquer porcaria ( fast food, chocolates, tortas, bolos, guloseimas, etc.) Ah, mas para que tanto?! Pois bem, eu lhes falo, para ter saúde e para dar saúde ao meu bebê!

Lucas hoje, é uma criança saudável e forte, já teve as chamadas “doenças de crianças”, normal no contato com outros colegas, mas no geral tem uma saúde dita de “ferro” ( e não estou dizendo que ele nunca vai ficar doente). E não estou aqui acusando ninguém que tem filhos com mais fragilidade na saúde, ou etc. Estou apenas constatando algo que faz sentido para mim, e que vejo como importante para que possamos ter gerações mais saudáveis e talvez, porque não, livres de muitas doenças que uma má alimentação causa. Utopia?! Talvez, mas acho que vale ler o que a reportagem diz:

CUIDE DA SUA ALIMENTAÇÃO – Antes de engravidar ( e eu colocaria, antes, durante e depois)

” É isso mesmo. Novos estudos têm mostrado que os hábitos alimentares antes da gravidez também causam impacto na saúde do bebê, pasme! O epidemiologista e professor de cardiologia da Universidade de Southampton (Reino Unido), David Barker, que pesquisa o assunto há mais de 20 anos, explica: ” o filho é um produto da alimentação de TODA A VIDA e, por isso, a prevenção de doenças crônicas nas gerações futuras depende da melhora da dieta das meninas e jovens de hoje”, diz. E esse cuidado não é só da mulher. Após análise feita com ratos, pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul ( Austrália) descobriram que machos que consumiam muito junk food ao longo da vida geraram bebês com mais risco  de ter diabetes. Se você sempre teve uma alimentação balanceada, ótimo. Se não tinha, não se desespere. Não dá para mudar o passado, mas você pode fazer substituições nas refeições para torná-las mais saudáveis. Veja algumas sugestões: * aquele batata frita que você adora, pode ter outro preparo: fatiada, no forno, com azeite e alecrim. * No lugar do hamburger pronto, faça com carne moída e flocos de aveia.* Em vez de lasanha industrializada, faça uma com molho orgânico, brócolis e queijo branco ralado. Confira todas as receitas no site.” Fonte Elaine de Pádua, nutricionista do ambulatório obstétrico da Unifesp.

Pois é… pontos para o diabetes…aprendi mais um tanto de coisas com ele, mas deixo isso para outro post, espero que este post possa ter ajudado alguém que precise, ou possa servir de alerta até mesmo para as mamães com filhos pequenos, pois é da alimentação que eles consomem enquanto bebês e crianças, que se formaram os hábitos alimentares quando maiores.

Um feriado de descanso e alegrias para todos!

Algumas dicas de alimentação saudável: http://endocrinologia.site.med.br/index.asp?PageName=Alimenta-E7-E3o-20saud-E1vel

7 pensamentos sobre “Cuide de sua alimentação : antes, durante e depois da gravidez.

  1. Estaremos iniciando o Projeto “Alimentação saudável”, em sala de aula.
    Com certeza, as suas postagens irão ajudar muito, no nosso trabalho.
    Estaremos aguardando mais informações.
    Bjs

  2. Oi Elisa quero que saiba que vc é um exemplo, tbm sou mãe diabetica tenho um bebe de 8 meses, quero dizer um LINDO BEBE, sei as dificuldades de uma mae diabética o quanto é dificil ver seu filho chorando enquanto vc tem que fazer um dextro ou enquanto temos que aplicar insulina,sabe estou com dificuldades depois que meu filho nasceu para poder controlar a glicemia minha Hemoglobina tem dado 8,3 a menor 8,0… as vezes acho que a novo rapid não faz muito efeito, e se faz demora por volta de 2horas para fazer efeito… isso acontece com vc??? ESPERO MUITO DE CORAÇÃO QUE VC ME RESPONDA, vou deixar aki meu e-mail… BJS!!!!
    ca2109@ibest.com.br

    • Carina, te enviei um email! Espero que ajude, e no que precisar, me escreva!!! 🙂 Obrigada pelas palavras, é sempre bom saber que não estamos sozinhos!

  3. Olá! Descobri este blog há pouco tempo! Sou diabética há mais de 6 anos, tenho 27 anos e uso uma bomba infusora de insulina. Estou na fase de pré gravidez e a “deambular pela net” vim cá ter! Ainda li pouca coisa mas o que li foi bem inspirador. Estou a fazer muitos dos esforços que você foi falando por aqui e a alimentação é aquele megadesafio, principalmente em saídas mais sociais. Estou a conseguir ter boas pesquisas de glicemia, mas com níveis tão baixos ando sempre cansada. O que ainda não consegui integrar é o exercício físico. Li num post seu que durante a gravidez fazia exercício 4 vezes por semana Que tipo é que fazia?

    Parabéns pelo seu filhote e fico muito feliz que tenha corrido bem. Para mim é muito tranquilizador!

    Felicidades,
    Daniela
    http://aroundterapiadafala.blogspot.pt/

    • Boa noite Daniela! Obrigada por ler o blog, espero que possa ajudar!
      Então, antes dá gravidez fazia caminhadas diárias e depois dos 3meses de gestação, iniciei a hidroginástica e fiz até a 37 semana de gravidez. Recomendo! Beijos e volte sempre!

      • Olá novamente!

        Claro que ajudou..Obrigada pela disponibilidade, com um bebé pequeno não deve ser fácil. Vou tentar gerir melhor o meu horário de trabalho para conseguir caminhar pela manhã, que é quando consigo fazê-lo sem ter hipo’s! Gostei da sua sugestão de hidroginástica, já fiz há algum tempo atrás e gostava muito. Vou-me inscrever! Vou continuar a ler mais sobre a sua gravidez, preciso do conforto destas experiências 🙂 Bjinhos

Deixe um comentário

