Teste Capilar: um exame rápido e simples que pode salvar vidas!

capablog

 

Hoje estou escrevendo para , além de informar um pouco mais sobre o teste capilar, solicitar o auxílio de quem lê o blog em assinar uma petição para que o teste capilar ( ponta de dedo) seja obrigatório em toda a rede de saúde, em todas emergências médicas, nos atendimentos do SAMU ou de qualquer ambulância.

Explico um pouco mais: Quando alguma pessoa chega a uma emergência médica, ou sofre algum tipo de acidente ( de carro, desmaiar na rua, etc), após todo procedimento médico padrão ( verificar hemorragias, pressão, circulação, etc), furar o dedo e coletar uma gota de sangue para medir a glicemia deveria ser obrigatório. Caso a pessoa atendida esteja passando mal por ser diabética e não souber, ou não esteja em condições de avisar que é diabética ( e não tiver ninguém que saiba disso perto), coletar esta gota de sangue evita que se dê soro glicosado para ela, ou seja, soro com adição de açúcar! Que se for dado a um diabético, pode levar a MORTE!

 

Mais uma criança morreu por falta deste cuidado no atendimento ( http://saudeblog.com.br/menina-diabetica-recebe/). Morreu por ter recebido soro glicosado por estar desidratada ( um dos sintomas de diabetes também), morreu porque ainda não tinha o diagnóstico de Diabetes, e por descuido médico, não ser possível receber o diagnóstico antes de vir a falecer! Triste realidade de nosso país, e não é a primeira criança a morrer por falta deste teste que poderia orientar o tratamento e SALVAR a vida dela.

Pensem nesta situação, pensem nos familiares de vocês e até mesmo em vocês… morrerem por falta de uma única gota de sangue.

Nós blogueiros de Diabetes, estamos na luta para que este teste se torne obrigatório, para que na falta de saber exatamente o que está ocorrendo, não seja dado qualquer tratamento, para que , se tenha cuidado e discernimento para que ninguém mais morra por negligência de algo tão simples, e tão rápido de se fazer!

 

O Teste Capilar ou Ponta de Dedo, para quem não o conhece, funciona da seguinte maneira: é necessário ter o  monitor de glicemia, tiras reagentes, lancetador e lanceta.  Limpasse o dedo ( com álcool ), fura  o dedo já limpo, coleta a gota de sangue na tira reagente e pronto. Em alguns segundos é possível ver no monitor a quantidade de açúcar que temos no sangue.

Segundos que podem salvar vidas!

Por favor! Ajude-nos a salvar vidas, assine a petição, divulgue esta informação. Pequenos detalhes, fazem uma grande diferença!

 

Link para assinatura da petição:http://www.avaaz.org/po/petition/Pela_obrigatoriedade_do_Teste_de_Glicemia_Capilar_em_Hospitais_e_ProntosSocorros/?fHhlUab&pv=1

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s