Diabetes tipo 1 e uma segunda gravidez: nem tudo são flores

IMG_20130615_162515

Olá queridos que me leem. Pensei muito se escrevia ou não este post, e decidi que escreveria, visto que, o blog tem ajudado tanta gente neste processo de Diabetes e Gravidez, que me senti mobilizada a compartilhar com vocês esta segunda gestação.

Que uma gestação é diferente da outra, creio que todos saibam, mas confesso que acreditei que seria tão “fácil e simples” como foi à primeira… Mas, para minha frustração ( sim, porque criei expectativas), ela não tem sido tão simples assim.

O início foi de bastante enjoo, vômitos e de um cansaço ( talvez por ter um pequeno em casa, não sei). Então, como não conseguia comer, as glicemias até estavam bem controladas. Passado este período, começou uma fase nova – Infecção urinária de repetição. E como é sabido, infecção e diabetes são duas coisinhas bem complicadas… Glicemias subindo sem muito a fazer, afinal, infecção faz com que ocorra descontrole glicêmico, ainda mais, grávida. Bom… passou… hemoglobina glicada em 5,9%, excelente né?!

Apesar deste processo inicial, não posso reclamar de muita coisa, não necessitei de repouso absoluto, não tive grandes complicações.

Passei por um período de estresse grande nos meses de maio e junho, e este estado emocional alterado, fez com que minhas glicemias subissem bastante… ( e cada mês que passava as doses de insulina lantus e novorapid aumentavam,obviamente pelo aumento da placenta), mesmo comendo salada, frutas e coisas integrais, o emocional influenciou bastante este período, o que fez com que , a Hemoglobina glicada chegasse em 7,1% ( uma média de glicemias em 157mg/dl)…  frustração e sentimento de culpa sem fim… ao ver este resultado, me senti impotente, falha, com medo gigante de Isabel nascer e ter hipoglicemia.  Para quem na primeira gravidez, teve glicada de 5,9% no máximo, este 7,1% destruiu um pedaço de mim.

Falta de dedicação? Falta de cuidado? Falta de esforço?! …

Mesmo comendo corretamente, não consegui manter um resultado melhor… e a consequência?! Líquido amniótico aumentado ( por isso, a barriga está enorme, pois o líquido aumentou bastante , gerando falta de ar, desconforto e muito mais cansaço) … Consequência de um descontrole glicêmico?!  Não acredito que esteja tão ruim, mas compartilho isso aqui para dizer: o mínimo descontrole glicêmico, pode gerar consequências bem complicadas ( aqui ainda não sabemos bem ao certo se é muito preocupante ou não). E uma segunda gestação, exige um esforço triplicado, pois o corpo já passou pelo processo uma vez, consequentemente, já sabe como reagir e isso complica mais.

Placenta produzindo Hormônios contra insulina dificultam muito os controles, mesmo que você tente ser “perfeito” ao longo de toda a gestação.

E não estou compartilhando isso para piedade não, mas para alertar dos riscos, para dizer que mesmo se esforçando muito, as coisas podem sair do controle sem você esperar, e para pedir que , mulheres diabéticas e as não diabéticas que podem vir a desenvolver diabetes gestacional, por favor, se cuidem, tenham responsabilidade e saibam que mesmo com tantos cuidados, podemos sim ter complicações. Diabetes não é brincadeira, e não é frescura! Os cuidados são essenciais, as restrições são sim necessárias, a tranquilidade e a emocionalidade são muito importantes para que tudo transcorra bem!

E sim, você precisa de auxílio, precisa se cercar de pessoas que te ajudem neste processo, que te ajudem a se manter firme, e que possam estar ao teu lado , caso não seja tão perfeito quanto o esperado. É sim uma gestação de ALTO RISCO, e volto a dizer: não é frescura!!!!!!!!

Estamos bem, apesar do líquido aumentado ( e saberemos o  quanto em breve) , conseguimos chegar nas 35 semanas ( quase 36) até o momento , e estamos nos preparando para um parto normal ( sim, um sonho de diabética tipo 1, dar a luz naturalmente, sem intervenções) e se for possível, ter nossa bebê conosco no quarto, logo que nascer, assim como foi com o Lucas Takeo, menino cheio de saúde que veio ao mundo para nos alegrar!

Apesar do sentimento de “não dei conta perfeitamente desta gestação”, meu coração se alegra por tudo estar bem até aqui, se alegra por poder também compartilhar com outras pessoas das dificuldades e alegrias deste momento especial, por poder alertar dos riscos ( que talvez eu só soubesse de ler, mas que hoje sinto na pele) e por poder dividir com quem sonha como eu em ser mãe, que o diabetes é um complicador, mas que podemos sim, sonhar e realizar esta bela vontade de gerar uma vida de forma responsável. E que mesmo tentando dar o seu melhor, as complicações podem surgir e não se culpar por isso, é também essencial!

Por isso, escrevo este post hoje, para me colocar como este ser não perfeito, que teve a primeira gestação super bem, e que na segunda está com um pouco mais de dificuldades, mas que tem fé de que tudo sairá da melhor forma, e de que estes momentos mais apreensivos, não serão nada comparados a alegria de ter nossa família completa!

25 pensamentos sobre “Diabetes tipo 1 e uma segunda gravidez: nem tudo são flores

  1. Adorei seu post, além de não ser mãe, entendo seu lado quando você sita a glicada mais alta, sou diabética há 19 anos e esse mês vi o resultado da glicada que estava em 6,7 subir para 7,8. Desmotivante por um lado ( de fazer tudo certinho e me esforçar) mas motivante pelo outro, de ver que meu corpo, por mais que ele esteja ‘acostumado’ ainda me responde muitíssimo bem obrigada. Adorei seu blog, parabéns, e seu filho vai nascer lindo, com toda a certeza

  2. Oi!! Eu adorei seu post, fez mto bem tê-lo escrito! Tenho uma curiosidade: na sua primeira gestação vc já era diabética? Estou me preparando, a glicemia melhorou bastante mas ainda não fica mto boa, mas estou esperando a bomba de insulina chegar, e estou muito feliz que já foi aprovada… Vai dar td certo, tenha fé! Estamos torcendo por vcs! Não sei se é possível, fazer um post ou me mandar um e-mail com sobre seus cuidados e orientações que teve… Já me informei bastante, mas como diabética tbm vc deve ter noção da minha ‘fome de informações’ , né?!rss Mto obrigada, estou adorando seu blog, parabéns! =)

    • olá Ilana, obrigada pelo comentário. Respondendo, sim já era diabética, sou diabética tipo 1. Relatei toda a primeira gestação, com as formas de cuidado etc aqui no blog, se quiser,m dá uma olhadinha nos post’s mais antigos. Diabéticas precisam estar com a Glicada bem boa antes de engravidar, e a gestação exige uma alimentação regrada, super regrada ( agora no final por exemplo, só como salada e carne grelhada a noite e frutas no lanche), alimentos integrais, e exercícios regulares! 🙂 Se quiseres podes me enviar email: elisaschleger@gmail.com.

      beijos e mais uma vez obrigada!

  3. Oi Elisa!
    Tenho diabetes desde os 9 anos, hj tenho 31. Sou casada desde 2007, mas somente tive coragem de tentar engravidar agora, tinha muito medo, de tudo, sempre me cuidei, mas sabemos o quanto eh difícil, quando a glicemia quer subir, difícil controlar! Bom, minha ultima glicada deu 5,5, ontem fiz o beta, estou gravida! 😉 to muito feliz, mas com muuuuito medo – de hiper, de hipo, de tudo!
    Fazendo muitos testes capilares ao dia, madrugada…
    Li toooodo seu blog, já que estava tentando ha uns 4 meses. Mesmo sem os conhecer, adoro vc e seu marido!
    Isabela vira com muita saúde! Obrigada por compartilhar suas experiências!
    Beijos.

    • fico emocionada com tuas palavras!!! Nos “visite” sempre que quiser. Estou escrevendo menos hoje em dia por causa dos pequenos, mas sempre que posso, venho aqui!
      beijos

  4. Olá, sou diabética tipo1 a 5 anos, toma 35 u de nph de manha 12 a tarde e 10 a noite, ou pelo menos deveria. Como faço faculdade de manhã e trabalho até de noite nunca tomo a insulina da tarde é por isso vivo descompensada, com a clicada de ate 12,5. Tenho 2 amos de casada e queira mt engravidar, mas tenho pavor, a minha dúvida é a seguinte, vc sempre controlou a sua glicose antes de engravidar? Ou da tempo de tomar jeito depois que descobrir hehehe. Poxa gostaria mt que me respondesse, bjs Ingrid Diniz

    • Olá…desculpe a demora em responder…com 2 pequenos em casa o tempo tem sido curto. Então… precisa controlar antes sim, baixar a glicada o máximo que conseguir… para que possas ter uma gestação mais tranquila. Como a placenta produz hormônios contra a insulina, o controle na gestação não é tão bom , nem fácil. Então, é bem importante que te prepares antes , faça exercícios ( aquele que vc gostar) e mude este quadro de glicada! Converse com sua médica, ela vai te orientar neste sentido.

    • Minha clicada não era ruim, mas sim, controle mais no ano que sabia que queria engravidar, e também, para viver melhor com o diabetes. Abraços

  5. Amei suas palavras da sua experiência de gravidez,eu Fabricia sou diabetica des dos meus 12 anos hoje sou casada quase 3anos completando.Quero muito ser mãe mas tenho medo ao mesmo tempo é a minha gliemia não é bem controla isso me frusta muito.Você demorou para controlar sua glicemia ?quanto tempo mais ou menos me responda?!

    • Olá, obrigada pelo comentário. Então, nunca foi muito descontrolada, mas comecei a me cuidar bem melhor cerca de 1 ano antes de engravidar. Mas com 3 meses de cuidados mais especiais, a clicada já tinha saído dos 7,5℅. Isso depende de em quanto esta sua glicada… Bjs

  6. Olla meu nome é Elaine cristhina sou diabetica tipo 1 e vou me casar em dezembro de 2014,estamos planejando um filho para o começo do ano mais tenho muito medo pois ja sou diabética há 12 anos e esta sempre auterado.Meu bebê pode ter diabetes ou nascer com alguma formação???por favor me responda meu sonho de ser mãe esta cada dia mais vivo…

    • Olá Elaine! Obrigada por comentar! Então…considero bem importante para você e o bebê que seu diabetes esteja o mais controlado possível antes de engravidar. A placenta produz hormônios que agem contra a insulina, e a tendência a medida que a gravidez avança, é de o controle ficar mais complicado. Então, sugiro que converse com seu endocrinologista e com seu obstetra de alto risco, para que consigam estabilizar as glicemias. Não sou médica, e por isso não considero que tenha o “aval” para falar sobre má formação fetal, mas sei , de experiência e de ler, que o risco é aumentado quando o diabetes está descontrolado.
      Cuide-se, torcendo para que possas em breve realizar seu sonho de ser mãe.

  7. Olá meu nome é Luciana e tenho diabete a 5 anos. Estou gravida de 2 meses e minha glicada deu 6. O q vc acha desse valor no inicio da gravidez.

    • Olá! Eu considero um bom número, mas o recomendado, é verificar com seu endocrinologista e obstetra. É sempre mais seguro!
      Parabéns pela gestação! Desejo que tudo corra bem!

  8. Oláa… Me chamo nany tenho 22 anos e sou Dm1 a 3 anos. Sonho em ser mãe. Sou tentante a 3 anos. e minha hemoglobina está em 8.5 será que em um mês se consegue baixar mais?
    desde já agradeço.

  9. Adorei seu post uma lição estou numa segunda gravidez estou preocupada mais feliz e tenho fé em Deus q vai dar tudo certo sou diabetiva a seis anos

  10. Olá!! Tenho 34 anos e sou diabética desde os 18. Minha glicada está 11,5. e acabei de descobrir que estou grávida de 5 semanas. Há 3 dias estou controladíssima. Será que vou perder meu bb? Lembrando que já marquei endócrino, e já vou fazer todos os exames que meu GO me pediu.

  11. ADOREI SUA PUBLICAÇÃO.MESMO SABENDO DOS RISCO E UM SONHO O SEGUNDO FILHO MAIS DEPOIS DE 7 ANOS AINDA NAO TIVE CORAGEM E CADA DIA QUE PASSA TENHO MENOS AINDA.RSRS.BOM PASSEI POR UM CISTO QUE QUASE ME FEZ PERDER O OVARIO MINHA HEMOGLOBINA CHEGOU A 13,5 MAIS VENCI HJ JA COSEGUI CHEGAR EM 7,9 NÃO TA BOM AINDA MAIS VOU CONTINUAR LUTANDO POIS AINDA NAO PERDI A FÉ.E TENHA CERTEZA QUE NÃO PERDEREI.
    BOA SORTE A TODAS VC QUE ESTAO NESSA LUTA.

  12. Olá, meu nome é bruna também tenho diabetes tipo 1 desde os 10 anos e estou grávida do meu segundo filho
    A minha primeira gestação foi otima, já a segunda esta sendo bem complicada
    Estou hj com 36 semanas
    Estou com a pressão descompensada
    Mais com tudo estamos bem
    Espero chegar ate as 37 semanas pelo menos
    Com tudo minha filha é aparentemente saudável
    GRAÇAS A DEUS

Deixe um comentário

